quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O símbolo das Olimpíadas - Louro

O mês de agosto deste ano trouxe consigo um evento que ocorre de quatro em quatro anos que une várias nações por meio do esporte. Trata-se das olimpíadas! 

Na premiação dos melhores colocados de uma modalidade, além de receber suas medalhas, recebem tradicionalmente uma coroa de folhas de louro. Mas de onde vem essa tradição? 

Conta a Mitologia que Apolo se apaixonou por uma ninfa chamada Dafne, filha do deus Peneio. Mas a moça não partilhava do mesmo sentimento e, para livrar-se do admirador, fugiu para as montanhas. Apolo continuou a perseguí-la e quando ia pegá-la, Dafne pediu proteção ao pai. Para salvá-la, Peneio transformou-a em um loureiro. 

A árvore foi consagrada a Apolo. Na Roma e na Grécia o louro era símbolo de vitória. Os vencedores de competições eram coroados com folhas da planta e quando um comandante ganhava uma batalha, enviava o pergaminho com a notícia para o Senado envolto em folhas de louro.

Seu nome científico é Laurus nobilis. Em francês se escreve laurier, em inglês, laurel ou bay leaf, em espanhol, laurel, e em italiano, lauro. Sua utilização deve ser quando fresco, mas também seco, desde que por pouco tempo.

As aromáticas folhas de louro têm um lugar essencial num ramo de cheiros. Ficam particularmente bem no peixe e também com caça e com legumes como o feijão. Nos cremes doces, faz-se uma infusão das folhas inteiras em leite quente, antes de levar ao lume. Ao cozer batatas, junte-as à água.

Este conteúdo faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da Apostila Propriedades dos Alimentos I. 

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Propriedade dos Alimentos”. Na visão do Chef, conhecer as propriedades dos alimentos é de grande importância para que a preparação dos mesmos seja realizada da melhor forma.

Nesta Apostila você vai encontrar as propriedades de alimentos como carnes, frutas, manteigas, temperos, azeites, vinagres, verduras, frutas, peixes, castanhas, condimentos, laticínios, cereais, ervas aromáticas, sendo propriedades como nutrientes, processos de fabricação, origem, variedades, e muito mais, de produtos como o azeite de oliva, camarão, presunto cru, hadoque, pistache, castanha, tomate seco, mostarda, damasco, aspargo, couve de Bruxelas, alcachofra, trufas, vinagre balsâmico, caviar e muitos outros alimentos.

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre as propriedades de diversos alimentos, desde os simples até os mais complexos. Seja para você que deseja aprender mais, para cozinhar melhor para seus amigos e família, ou para você que deseja se profissionalizar, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, como você pode ver, conforme texto retirado de seu livro, o qual afirma que: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”!

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário