terça-feira, 2 de agosto de 2016

Receita de maionese de batatas

INGREDIENTES

01 ovo
01 pedacinho de cebola branca
01 colher (sopa) vinagre
01 colher (sopa) de limão
Sal a gosto
Óleo até dar o ponto
300 gr de batata
Cebolinha verde a gosto


MODO DE PREPARO 

Cozinhe as batatas até ficarem moles. Tire do fogo e deixe esfriar. Descasque, corte em rodelas bem fininhas e leve a geladeira para esfriar bem. Bata no liquidificador o ovo, a cebola, o vinagre, o limão e o sal até misturar. Acrescente o óleo sem parar de bater. Inicialmente apenas algumas gotas e em seguida um filete contínuo até se transformar em um creme firme. Junte este creme às batatas, junte a cebolinha e misture bem. Sirva.

HISTÓRICO DO PRATO

O creme desta receita é uma variação do molho criado em 1756 quando o chefe de cozinha de Louis François Armad du Plessis, duque de Richelieu, celebrando a captura, por parte das forças francesas, de Mahon, uma cidade na ilha espanhola de Minorca, confeccionou um preparo constando de óleo, ovos, vinagres, condimentos e especiarias. Em 1905 Richard Hellman’s, alemão de origem, vivendo em Nova Iorque, começou a comercializar a partir da sua pequena padaria a primeira maionese industrializada. Alguns anos depois o produto já havia se difundido por todo o país. A maionese é feita da combinação do suco de limão ou vinagre com as gemas de ovos. Os ovos (que contêm o emulsificante lecitina) juntam os ingredientes e evitam a separação. Então, o óleo é adicionado, gota a gota, enquanto é misturado rapidamente. Acrescentar o óleo rápido demais (ou não misturar tão rápido) não permite que os dois líquidos se misturem (emulsifiquem). Mas, quando o molho começa a engrossar, o óleo pode ser acrescentado mais rapidamente. Os temperos são misturados depois que todo o óleo tiver sido acrescentado. Os liquidificadores, batedeiras e processadores de alimentos, podem facilitar a produção da maionese caseira, que muitos gourmets dizem ser muito melhor no sabor e na consistência, se comparada à maionese comercial.

Este conteúdo faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da "Apostila Cardápio para Eventos".  

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual é um “Cardápio para eventos”, mas também apresenta a receita de cada uma das preparações. Esta apostila foi criada anos antes da abertura de seu primeiro restaurante, como uma visão de futuro para contratações de seu buffet. 

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila de 76 páginas você vai encontrar diversas receitas de saladas, molhos, pratos quentes, guarnições e sobremesas, as quais se fossem aqui discriminadas, como foi feito nas demais apostilas, não haveria espaço suficiente, pois o conteúdo é bastante amplo.

Apesar do conteúdo ser amplo, a apostila está dividida em Cardápio I, Cardápio II, Cardápio III, Cardápio IV, Cardápio V, sendo que cada cardápio traz 07 tipos de saladas; 03 tipos de molhos; 6 tipos de pratos quentes; 05 tipos de guarnições e 04 tipos de sobremesas, presentes em um sumário bem organizado, com a página de cada uma das receitas apresentadas, sendo ideal, tanto para donas de casa que desejam ter um cardápio variado, quanto para donos e chefs de cozinha que procuram variar cada vez mais o cardápio de seus restaurantes.

Além disso, cada receita traz o histórico do prato, para que você não apenas aprenda a cozinhar ou tenha a seu dispor grande número de receitas para elaborar seu cardápio, mas também amplie sua cultura gastronômica.

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre gastronomia. Seja para você que deseja aprender mais para cozinhar para sua família e amigos, ou para você que deseja se profissionalizar, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também

Como preparar o filet poivre

Como surgiu o queijo

Qual seu tipo de inteligência


Gostou? Então deixe o seu

 Comentário abaixo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário