sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Equipamentos para preparar coquetéis

Respeitado o limite em que a bebida alcoólica pode ser prazerosa e inclusive boa para a saúde, ela pode e deve ser parte de um jantar íntimo oferecido a um casal amigo, de uma festa familiar, ou mesmo para momentos de relaxamento da pessoa em seu lar. 

Por essa razão, mesmo que o dono não tenha interesse em montar um bar em sua sala, e prefira deixar para comprar a bebida na eventualidade de ter a quem oferecê-la, não deve faltar em uma casa um equipamento mínimo que seria: 

Coqueteleira (Shaker) de aço inoxidável para agitar os coquetéis.

Mixing glass (copo misturador): recipiente onde são misturadas e geladas bebidas antes de serem transferidas para os copos. Recomenda-se que sejam lisos e transparentes, para que se veja o conteúdo.

Colherinha de cabo longo para ser usada com o copo alto inoxidável, na mistura das doses.

Socador de madeira para espremer casca de limão, indispensável para preparar uma caipirinha.

Saca rolhas. Os simples exigem mais força e a ginástica de prender a garrafa entre os joelhos. Os articulados utilizam algum sistema que facilita o trabalho de remover a rolha. Não convém tentar usar saca-rolhas inovadores complicados. O de asas pode não ser o mais rápido, mas trabalha com eficiência.

Abridor para tampa de garrafa de cerveja. Embora seja muito comum a tampa de rosca, pode ser mais rápido para o garçom usar o abridor metálico.

Espremedor de frutas para extrair os sucos para os coquetéis.

Tábua de cortar frutas, de madeira ou de plástico.

Macerador ou raspador de gelo.

Descaroçador de azeitona.

Um medidor de dozes (25 a 30 gramas ou 1 onça). Corresponde ao máximo de bebida alcoólica destilada que as pessoas em geral podem consumir sem risco de malefícios. É um equipamento indispensável para medir as doses a serem misturadas em um coquetel. Muitos anfitriões acham que devem servir doses "generosas" de bebida e não querem parecer sovinas, utilizando um medidor. Prefiro ver o medidor como um equipamento útil à virtude da moderação, e uma garantia de que nada vai sair errado.

Balde de gelo para garrafa. Necessário para manter à mesa o vinho branco gelado, que é como ele deve ser servido.

Balde de gelo para servir. É o balde que contém os cubos de gelo que o garçom vai utilizar, ou que fica à disposição dos convidados para as bebidas tomadas on the rocks.

Colher de bar (bailarina): usada como medida de bar, principalmente para mexer drinques no mixing glass. Ajuda também a separar bebidas de coquetéis em camadas, fazendo um efeito bacana.

Faca de bar: existe um modelo especial para bartender, vendida em lojas de utensílios domésticos, mas pode ser substituída por uma outra que seja bem afiada e não muito grande.

Pinça de pegar cubos de gelo, fica dentro ou ao lado do balde de gelo.

Coador de bar: usado para coar bebidas para o copo sem o gelo.

Pilão: usado para o preparo de caipirinhas. Mais comum são os de madeira mas também existem de metal.

Vacu-vin: para garrafas de vinhos abertas, ajuda a retirar o oxigênio de dentro da garrafa, evitando assim a oxigenação precoce do vinho.

Se você leu o Livro "À procura da felicidade", deve saber que quando tive meu insight e minha visão de futuro, vendo-me trabalhando com gastronomia até o resto de minha vida, descobrindo, portanto, meu talento, dei início a pesquisas sobre o tema e criei uma série de “Apostilas” que foram meus primeiros estudos sobre gastronomia. 

Pois bem! Este E-Book é a "Apostila Coquetéis", a qual fala, obviamente, sobre “Coquetéis”. A apostila contêm o teor original de quando foi criada por mim em meu início de carreira, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria meu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidi mais tarde pelo nome “Dupaolo”, como descrito em meu livro.

Nesta Apostila você vai encontrar: 

Histórico e utilidade dos coquetéis;
Tipos de coquetéis;
Equipamentos necessários para preparar coquetéis;
Bebidas que podem ser utilizadas para preparar coquetéis;
Calorias das bebidas;
Decoração para o preparo de coquetéis;
Tipos de copos;
Coquetéis clássicos mais famosos;
Receita e história dos principais coquetéis oficiais.

Seja para você que deseja aprender para degustar em casa com seus amigos, ou para você que deseja se profissionalizar nesta área, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!


Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também: 

Classificação dos coquetéis


Como um profissional se torna a alma do estabelecimento

Como descobrir seu talento

Gostou? Então deixe o seu


 Comentário abaixo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário