quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Conheça melhor o Tomate Seco

É uma iguaria que nos últimos anos, vem mostrando significativa expansão na gastronomia de todo o mundo. O processo de produção de pomodori secchi é originário dos vilarejos do sul da Itália

Antigamente, era comum encontrar nessa região cordões de tomates vermelhos pendurados para secar ao sol. Com o aumento da demanda, a secagem dos frutos de tomate passou a ser realizada em fábricas. Na Califórnia, Estados Unidos, ainda é comum hoje em dia a produção do verdadeiro tomate seco ao sol (sundried tomatoes), temperado com ingredientes variados e conservado no azeite de oliva. 

Existem inúmeras receitas artesanais para a produção caseira de tomate seco que constitui verdadeiro patrimônio da vida campestre italiana. A maior parte do sucesso da produção de tomate seco é atribuída à variedade utilizada, que deve ter frutos de parede grossa, com poucas sementes e boa firmeza. 

No mercado brasileiro encontram-se vários tomates com essas características, identificados como tipos italiano ou saladete. Os tomates do grupo brasileiro Santa Cruz, sendo os mais comuns o ‘Débora’ e o ‘Santa Clara’, também são adequados para a produção de tomate seco de boa qualidade.

Este conteúdo faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da Apostila Propriedades dos Alimentos I.  

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Propriedade dos Alimentos”. Na visão do Chef, conhecer as propriedades dos alimentos é de grande importância para que a preparação dos mesmos seja realizada da melhor forma. 

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila você vai encontrar as propriedades de alimentos como carnes, frutas, manteigas, temperos, azeites, vinagres, verduras, frutas, peixes, castanhas, condimentos, laticínios, cereais, ervas aromáticas, sendo propriedades como nutrientes, processos de fabricação, origem, variedades, e muito mais, de produtos como o azeite de oliva, camarão, presunto cru, hadoque, pistache, castanha, tomate seco, mostarda, damasco, aspargo, couve de Bruxelas, alcachofra, trufas, vinagre balsâmico, caviar e muitos outros alimentos. 

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre as propriedades de diversos alimentos, desde os simples até os mais complexos. Seja para você que deseja aprender mais, para cozinhar melhor para seus amigos e família, ou para você que deseja se profissionalizar, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Vinhos; 
Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também

Como preparar mariscos

Como os aditivos fazem parte da nossa alimentação

Mas o que é talento afinal?


Gostou? Então deixe o seu


 Comentário abaixo :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário