quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Você conhece o cerefólio?

Com nome científico Anthriscus cerefolium, o cerefólio é conhecido no idioma francês como cerfeuil, em inglês como chervil, em espanhol como perifollo e em italiano como cerfoglio. 

Sua utilização deve ser quando ainda fresco. Tem o aroma delicado das sementes de anis. Utilize-o rapidamente, pois uma vez colhidas, as folhas murcham logo. O cerefólio é muito usado na cozinha francesa, onde é tão comum quanto a nossa salsa, para dar gosto às omeletas e pratos de peixe, mas também pode ser usado em saladas.

O cerefólio é uma planta anual, isto é, tem de ser semeada todo ano, pois seu ciclo é curto, em alguns meses a semente germina, cresce, floresce, frutifica e morre. Suas flores são pequenas e de cor branca formando uma inflorescência tipo umbela. O nome em latim significa folha da alegria, e fazia muito sucesso entre os romanos.

O local de origem do cerefólio provavelmente é a região do Cáucaso, na Rússia; e foi difundido pela Europa provavelmente pelos antigos romanos, onde se aclimatou muito bem. Para seu cultivo prefere locais de temperatura amena. Se aclimatou muito bem no clima típico da Grã-Bretanha, parecendo gostar de sol com um pouco de tempo nublado. Já quanto ao solo, prefere solos drenados e férteis. A aplicação de estercos curtidos vem favorecer bastante a cultura.

Este conteúdo faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da Apostila Ervas Aromáticas e Especiarias.  

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Ervas Aromáticas e Especiárias”.

Na opinião do Chef, um bom profissional de gastronomia precisa saber empregar os diversos tipos de ervas e especiarias nas mais variadas preparações. Para tanto, deve experimentar e conhecer as ervas aromáticas e especiarias mais utilizadas, entendendo sua origem, indicações e combinações.

Nesta Apostila você vai encontrar:

Nome científico das ervas aromáticas e especiarias;

Sua utilização e combinação perfeita, na opinião do Chef;
Descrição das seguintes ervas aromáticas e especiarias:
- Salsa;
- Tomilho;
- Coentro;
- Salvia;
- Louro;
- Alecrim;
- Cebolinho;
- Estragão;
- Manjerona;
- Hortelã;
- Manjericão;
- Endro;
- Cerefólio;
- Orégãos;
- Alho;
- Salsão;
- Gengibre;
- Alfavaca;
- Anis Estrelado;
- Baunilha;
- Canela da China;
- Entre outras.

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Vinhos; 
Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também

Gostou? Então deixe o seu


 Comentário abaixo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário