terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Conheça a uva Cabernet Sauvignon

A uva Cabernet Sauvignon é originária de Bordeaux, França, das regiões do Médoc e de Graves, também conhecida com Petit Cabernet ou Petit Bouchet. 

Híbrido natural, do cruzamento das Castas que produzem os vinhos Cabernet Franc e de Sauvignon Blanc, sua origem remonta a época da dominação romana no sul da Gália. 

Muito utilizada em Bordeaux, mesclando com os vinhos Cabernet Franc, Merlot e algumas vezes com Petit Verdot, desde o século XVIII. 

De baga pequena, com produtividade de 1/12, proporção entre uva e semente, produz vinhos tintos com acento de tanino e com expressão de cor. 

Esses vinhos possuem película tinta seco, cor azul escuro e sabor encorpado, assim definindo seus vinhos tintos em varietais finos, de longo envelhecimento. Seu bouquet lembra pimentão verde, possui um forte acento tânico, um pouco duro enquanto jovem, mas com o tempo torna-se aveludado. 

É uma das espécies mais difundidas pelo mundo, produzindo vinhos tintos de alta qualidade em vários países. No Brasil produz o vinho tinto de maior condição para o envelhecimento. Uma outra característica do vinho Cabernet sauvignon é que é um dos vinhos que mais se beneficia do envelhecimento, chegando a passar de 15 a 30 meses em barris de carvalho franceses ou americanos, tanto novos como usados, revelando aromas de cedro, tabaco e minerais. 

As uvas Cabernet Sauvignon do Chile e da Austrália originam vinhos tintos com aromas de hortelã e de eucalipto. O vinho Cabernet Sauvignon é indicado para acompanhar carnes vermelhas e pratos mais condimentados.


Hoje gostaria de indicar um produto de minha autoria. Trata-se da "Apostila Vinhos". 

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” de Paulo Carvalho, deve saber que quando o Chef teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.  

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Vinhos”. Claro que o estudo dos vinhos não é uma tarefa de um chef de cozinha, mas sim de um somelier, mas o Chef decidiu que deveria aprender sobre o assunto para melhor harmonizar seus pratos com os vinhos durante as refeições.   

Nesta Apostila você vai encontrar:   

História do vinho; 
Como servir o vinho; 
O champanhe; 
Como escolher o vinho; 
Efeitos do vinho; 
Garrafas e rolhas; 
A fabricação do vinho; 
Tipos de uvas utilizadas na fabricação dos vinhos; 
Práticas para degustação de vinhos; 
Vocabulário das sensações gustativas.   

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre vinhos, possibilitando que possa degustar os vinhos de acordo com regras específicas, bem como aprenderá a harmonizar pratos com diferentes tipos de vinhos.  


Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, como você pode ver, conforme texto retirado de seu livro, o qual afirma que: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.   

Seja para você que deseja aprender a degustar vinhos em casa com seus amigos, ou para você que deseja se profissionalizar nesta área, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!   

Bons Estudos!

Você pode gostar também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário