terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Conheça a uva Pinot Noir

Originária de Borgonha, França, de película tinta e sabor neutro, produz vinho tinto, varietal fino, deficiente de cor. Vinificado em branco utiliza-se na processo de espumantização por conter alta potencialização de açúcares, sendo sua maior utilização na elaboração de espumantes. 

O vinho produzido com a uva Pinot Noir é muito delicado, por a casta se romper facilmente, liberando assim o suco da uva. Outra característica do vinho da Pinot Noir é que é de difícil avaliação fora do barril, podendo variar de fraco num dia a exuberante no outro. 

Para esse vinho atingir sua maturidade, leva-se de 8 a 10 anos, sendo considerado propício ao envelhecimento. Na região da Alcásia onde se produz vinhos maravilhosos, o Pinot Noir é a única casta tinta produzida na região. 

Na Califórnia houve uma boa aceitação de seus vinhos. De aromas e sabores diferenciados quanto a sua região de produção, nesta obteve vinhos com aromas empireumáticos lembrando o café torrado. 

Na Borgonha, se obtém vinhos ricos em notas florais, sendo que um dos vinhos produzidos nesta região é o famoso Romanée-Conti. Quando jovens esses vinhos produzidos com a Pinot Noir proporcionam um bouquet que nos lembra frutas vermelhas, com aroma excepcional, elegante, sedutor e de grandíssima classe. Assim é o vinho produzido com a casta Pinot Noir, um Vinho que fala por si.

Hoje gostaria de indicar um produto de minha autoria. Trata-se da "Apostila Vinhos". 

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” de Paulo Carvalho, deve saber que quando o Chef teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.  

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Vinhos”. Claro que o estudo dos vinhos não é uma tarefa de um chef de cozinha, mas sim de um somelier, mas o Chef decidiu que deveria aprender sobre o assunto para melhor harmonizar seus pratos com os vinhos durante as refeições.   

Nesta Apostila você vai encontrar:   

História do vinho; 
Como servir o vinho; 
O champanhe; 
Como escolher o vinho; 
Efeitos do vinho; 
Garrafas e rolhas; 
A fabricação do vinho; 
Tipos de uvas utilizadas na fabricação dos vinhos; 
Práticas para degustação de vinhos; 
Vocabulário das sensações gustativas.   

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre vinhos, possibilitando que possa degustar os vinhos de acordo com regras específicas, bem como aprenderá a harmonizar pratos com diferentes tipos de vinhos.  

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, como você pode ver, conforme texto retirado de seu livro, o qual afirma que: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.   

Seja para você que deseja aprender a degustar vinhos em casa com seus amigos, ou para você que deseja se profissionalizar nesta área, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!   

Bons Estudos!

Você pode gostar também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário