sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Molho Primavera

INGREDIENTES

4 colheres (sopa) de manteiga 
1 colher (sopa) de cebola picada
1 lata (350 g) de creme de leite
1 1/2 xícara (150 g) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de brócolis (utilize apenas as florezinhas)
1 abobrinha média cortada em rodelas finas
2 dentes de alho picados
1 xícara de ervilhas frescas (ou em conserva, escorridas)
2 pimentões amarelos médios, sem pele e sem sementes, cortados em tiras finas de 5 cm de comprimento
12 champignons grandes cortados em fatias no sentido do comprimento (aproveite também os cabinhos)
250 g de tomate cereja cortados ao meio.

MODO DE PREPARO

1. Numa panela pequena, ponha a manteiga ou margarina, leve ao fogo brando e deixe derreter. Junte a cebola e cozinhe, mexendo com uma colher de pau, até ficar transparente. Acrescente o creme de leite e 1 xícara do queijo parmesão ralado, e continue o cozimento, mexendo, até o queijo derreter. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, tire do fogo e reserve.
2. Numa frigideira grande e funda, aqueça o óleo em fogo médio, junte os brócolis e a abobrinha e cozinhe por 2 ou 3 minutos. Junte o alho, as ervilhas, os pimentões e os champignons e cozinhe, mexendo de vez em quando, até os legumes ficarem al dente, isto é, macios mas resistentes à mordida. Retire e misture ao creme de queijo. Sirva imediatamente.

Esta receita faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da Apostila Molhos.   

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Molhos”. Na opinião do Chef, um bom profissional precisa saber, além de preparar os mais variados tipos de molhos, conhecer a história dos molhos clássicos, presentes na gastronomia mundial.

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila você vai encontrar:

Tipos de massas e os molhos que mais adéquam a cada uma;
Algumas regras para confeccionar molhos;
História e receita dos seguintes molhos clássicos:
- À Puttanesca;
- Pesto;
- Bechamel;
- Maionese;
Receita dos demais molhos:
- Pimenta branca;
- Béarnaise;
- Bolonhesa;
- Chasseur;
- Alcaparras;
- Camarão;
- Inglês;
- Madeira;
- Tártaro;
- Gorgonzola e Vinho Branco;
- Tomate ao Sugo;
- Cerveja;
- E mais quinze tipos de molhos.

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre o preparo de molhos, pois além das receitas, você encontra também a foto de cada um dos molhos.

Seja para você que deseja aprender mais para cozinhar para sua família e amigos, ou para você que deseja se profissionalizar em Gastronomia, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!

Bons Estudos!

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Propriedades dos Alimentos II, 
Apostila Cardápio para Eventosdando um total de treze apostilas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário