terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Receita e História da Capirinha

Ingredientes

1 limão pequeno de casca fina (galego ou taiti são os melhores)
2 colheres (chá) de açúcar
1 dose de cachaça

Preparo

Retire as pontas e corte o limão em rodelas bem finas. Coloque o limão e o açúcar em um copo pequeno e, com um socador de madeira, pressione apenas o centro da fruta, sem forçar a casca. Isso evita a liberação de muito ácido cítrico, contido no sumo da casca, que pode deixar o drinque amargo. Acrescente a cachaça, misture e complete com bastante gelo.

História

Acredita-se que o coquetel oficial do Brasil tenha nascido no interior de São Paulo, entre trabalhadores rurais - o que explicaria o seu nome de batismo -, como remédio contra a gripe. A alquimia seria, nesse caso, uma variação da beberagem muito popular no Estado, à base de limão-galego, mel e alho. Sabe-se, no entanto, que o drinque, como o conhecemos hoje, começou a ser popularizado a partir dos anos 50. De todo modo, a boa e velha cachaça é ingrediente obrigatório e deve ser, sempre, da branquinha. A ela se completam, em perfeita harmonia, o limão, o gelo e o açúcar. No caso deste último, pode ser substituído eventualmente por um adoçante, mas sem exageros, porque sua função é apenas cortar um pouco da acidez do limão.

Se você leu o Livro "À procura da felicidade", deve saber que quando tive meu insight e minha visão de futuro, vendo-me trabalhando com gastronomia até o resto de minha vida, descobrindo, portanto, meu talento, dei início a pesquisas sobre o tema e criei uma série de “Apostilas” que foram meus primeiros estudos sobre gastronomia. 

Pois bem! Este E-Book é a "Apostila Coquetéis", a qual fala, obviamente, sobre “Coquetéis”. A apostila contêm o teor original de quando foi criada por mim em meu início de carreira, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria meu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidi mais tarde pelo nome “Dupaolo”, como descrito em meu livro.

Nesta Apostila você vai encontrar: 

Histórico e utilidade dos coquetéis;
Tipos de coquetéis;
Equipamentos necessários para preparar coquetéis;
Bebidas que podem ser utilizadas para preparar coquetéis;
Calorias das bebidas;
Decoração para o preparo de coquetéis;
Tipos de copos;
Coquetéis clássicos mais famosos;
Receita e história dos principais coquetéis oficiais.

Seja para você que deseja aprender para degustar em casa com seus amigos, ou para você que deseja se profissionalizar nesta área, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!


Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também: 

Classificação dos coquetéis


Como um profissional se torna a alma do estabelecimento

Como descobrir seu talento

Gostou? Então deixe o seu


 Comentário abaixo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário