quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Receita e História do Zabaione

INGREDIENTES

8 gemas
8 colheres de sopa de açúcar
1/2 copo de vinho Marsala
1 colher de chá de casca ralada de meia laranja
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de baunilha
250g de creme de leite
04 biscoitos champagne 

MODO DE PREPARO

Bater as gemas e o açúcar até obter uma gemada bem clara. Misturar o vinho, a casca de laranja, a baunilha e levar ao fogo em banho-maria por 10 minutos, mexendo sempre. Colocar em taças, polvilhar canela. Colocar um biscoito champanhe em cada taça e levar ao refrigerador até a hora de servir.

HISTÓRICO DO PRATO

Na Idade Média, a maioria dos doces italianos eram feitos nos conventos, que se tornavam mais famosos pelas gostosuras que santidade. Essa herança deixou sua marca nos nomes das sobremesas. Contam que as freiras, como não gozavam a vida, criavam doces deliciosos e para diminuir o pecado batizavam com nomes desmerecedores: buoni ma brutti - bom, mas feio; ossa di morti - ossada de morto. A Chardonnay apresenta o Zabaione. Delicioso doce que consiste, entre outros, de creme de ovos, vinho Marsala, canela e baunilha.

Esta receita faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da Apostila Receitas e Histórico de Pratos Clássicos Internacionais .   

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Receitas e Histórico de Pratos Clássicos Internacionais”. Na opinião do Chef, um bom profissional da área gastronômica, precisa conhecer a história das preparações que executa, principalmente quando se trata de pratos clássicos, os quais já são bem conhecidos por muitas pessoas. 

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila você vai encontrar as seguintes receitas com as respectivas histórias dos pratos:

Filé Chateaubriand;
Filé au Poivre;
Petit Gâteau;
Musse de Chocolate;
Suflê de Coco com Calda de Chocolate;
Tiramissu;
Filé à Parmegiana;
Nhoque;
Brachola;
Minestrone;
Zabaione;
Arroz Negro;
Paella Mista; e
Zarzuela.

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Propriedades dos Alimentos II, 
Apostila Cardápio para Eventosdando um total de treze apostilas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário