sábado, 14 de janeiro de 2017

Conheça melhor a Bottarga

Embora seja pouco conhecida no Brasil, a iguaria é tradicional do sul da Itália e de outras regiões do Mediterrâneo. Foi introduzida naquele país pelos fenícios como método de preservação do alimento, ou seja, desidratação e secagem ao sol. 

Bottarga é a ova da tainha fêmea de cor cinza, extraída com sua membrana intacta, salgada, levemente pressionada e seca ao sol. Essa é a tradicional, porém há bottargas secas em câmaras de secagem elétricas. 

Sua cor pode ser definida como âmbar dourado-escuro, e seu formato se assemelha ao de uma língua, com comprimento médio entre 10 e 13,5 cm. A bottarga é consumida em todos os países do Mediterrâneo, mas os maiores mercados estão no Canadá, nos EUA e no Japão. 

Na Itália, é conhecida como "bottarga di muggine"; os franceses a chamam de "boutargue" ou "portargue". Com sabor "delicadamente picante e salgado", ela pode ser fatiada finamente e adicionada a saladas verdes ou como antepasto sobre torradas de pão com manteiga e pepino

O preparo é simples: retira-se a membrana e adiciona-se ao prato. A bottarga nunca é cozida. As ovas do atum dão origem a uma bottarga de tamanho muito maior e de cor entre o vermelho-escuro e o marrom. É mais seca e picante, tem um sabor mais pungente e preço mais barato.


Este conteúdo faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da Apostila Propriedades dos Alimentos II.

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Propriedade dos Alimentos”. Na visão do Chef, conhecer as propriedades dos alimentos é de grande importância para que a preparação dos mesmos seja realizada da melhor forma. 

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila você vai encontrar as propriedades de alimentos como carnes, frutas, temperos, azeites, vinagres, verduras, frutas, peixes, castanhas, condimentos, laticínios, cereais, ervas aromáticas, sendo propriedades como nutrientes, processos de fabricação, origem, variedades, e muito mais, de produtos como o polvo, champignon, bottarga, pignoli, funghi, mexilhões, aliche, vôngole, escargots, zimbro, foiegrass, fambroesa, mirtilo, avelã, tâmara, codorna, algas, e muito mais.

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre as propriedades de diversos alimentos, desde os simples até os mais complexos. Seja para você que deseja aprender mais, para cozinhar melhor para seus amigos e família, ou para você que deseja se profissionalizar, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Vinhos;  
Propriedades dos Alimentos I, e
Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário