sábado, 14 de janeiro de 2017

Conheça melhor a Endívia

Em 1843, um camponês belga reparou que das raízes da chicória selvagem, deixadas na terra e ao abrigo da luz, despontavam uns rebentos compridos, brancos, adocicados e de textura muito agradável. Deu-lhes o nome de witloof, que em flamengo significa folha branca. 

Deve-se, porém, a Brézier, botânico belga, não só a sua melhoria como a normalização da sua cultura. Hoje, na Europa, o saboroso vegetal cultiva-se sobretudo no Norte da França e na Bélgica, onde lhe dão o petit nom de chicon e é de tal modo apreciada que a consideram o legume nacional e traço de união entre flamengos e valões. 

A sutileza do sabor é o grande trunfo da endívia. Versátil, pode ser consumida crua, refogada, cozida no vapor ou assada, em receitas salgadas e doces, quentes ou frias. Combinada com azeite de oliva, alho, queijos cremosos, tomate seco ou frutas, a delicada folha acrescenta requinte a entradas, saladas e pratos principais. 

A hortaliça, produzida sem uso de agrotóxico, é pouco calórica, mas rica em cálcio, vitamina A, fibras, potássio e ferro, o que a torna componente ideal de uma dieta saudável. Uma porção de 50 g de endívia, equivalente a uma xícara de chá, contém apenas 8,4 kcal, zero grama de gordura saturada ou trans, 1,5 g de fibra alimentar e 11 mg de sódio.


Este conteúdo faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da Apostila Propriedades dos Alimentos II.

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Propriedade dos Alimentos”. Na visão do Chef, conhecer as propriedades dos alimentos é de grande importância para que a preparação dos mesmos seja realizada da melhor forma. 

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila você vai encontrar as propriedades de alimentos como carnes, frutas, temperos, azeites, vinagres, verduras, frutas, peixes, castanhas, condimentos, laticínios, cereais, ervas aromáticas, sendo propriedades como nutrientes, processos de fabricação, origem, variedades, e muito mais, de produtos como o polvo, champignon, bottarga, pignoli, funghi, mexilhões, aliche, vôngole, escargots, zimbro, foiegrass, fambroesa, mirtilo, avelã, tâmara, codorna, algas, e muito mais.

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre as propriedades de diversos alimentos, desde os simples até os mais complexos. Seja para você que deseja aprender mais, para cozinhar melhor para seus amigos e família, ou para você que deseja se profissionalizar, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Vinhos;  
Propriedades dos Alimentos I, e
Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário