terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Conheça melhor o Creme Azedo

Creme azedo, também conhecido vulgarmente pelo seu nome em inglês, sour cream é um laticínio rico em gordura obtido da fermentação de creme de leite normal. As bactérias, introduzidas, azedam e engrossam o creme. 

O creme azedo feito do creme comum contém de 12 a 16 por cento de gordura láctea e seu sabor picante vem do ácido láctico criado pelas bactérias. Comercialmente produzido, ele tem agentes engrossante como a gelatina, renina, goma guar e musgo irlandês, também há ácido para azedar artificialmente o produto. 

O creme azedo light contém por volta de 40 por cento menos gordura láctea por ser feito de uma mistura de leite e menos creme ao invés de puro creme de leite. Esta variedade é engrossada com estabilizantes e engrossantes como amido de milho, gelatina, musgo irlandês e goma guar, e não contém quantidades significativas de gordura láctea. 

Usado principalmente na cozinha européia e na América do Norte, ele é usado como condimento. Nos Estados Unidos é usado como cobertura para batatas de forno com cebolinhas. Pode ser usado em diversos pratos salgados da cozinha estadunidense, mas adoçado pode ser misturado a bolos, bolachas salgadas, rosquinhas e frutas. 

Na América Central, há uma variação chamada de crema, que é um ingrediente básico em um café-da-manhã completo. Na cozinha tex mex é usado nos nachos, burritos, tacos ou guacamole. É um dos ingredientes mais comuns no strogonoff de carne da cozinha americana.


Este conteúdo faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da Apostila Propriedades dos Alimentos II.

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Propriedade dos Alimentos”. Na visão do Chef, conhecer as propriedades dos alimentos é de grande importância para que a preparação dos mesmos seja realizada da melhor forma. 

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila você vai encontrar as propriedades de alimentos como carnes, frutas, temperos, azeites, vinagres, verduras, frutas, peixes, castanhas, condimentos, laticínios, cereais, ervas aromáticas, sendo propriedades como nutrientes, processos de fabricação, origem, variedades, e muito mais, de produtos como o polvo, champignon, bottarga, pignoli, funghi, mexilhões, aliche, vôngole, escargots, zimbro, foiegrass, fambroesa, mirtilo, avelã, tâmara, codorna, algas, e muito mais.

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre as propriedades de diversos alimentos, desde os simples até os mais complexos. Seja para você que deseja aprender mais, para cozinhar melhor para seus amigos e família, ou para você que deseja se profissionalizar, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Vinhos;  
Propriedades dos Alimentos I, e
Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também




Nenhum comentário:

Postar um comentário