domingo, 15 de janeiro de 2017

Conheça melhor os Vôngole

Amêijoa é a designação comum dada a vários moluscos bivalves, de várias famílias da ordem Veneroida, essencialmente dos Lucinidae, dos Cardiidae e Veneridae. Muitos são utilizados na alimentação humana. 

No Brasil são mais conhecidas pelo seu nome em italiano: vongola, no plural vôngole. Algumas espécies de amêijoas foram usadas pelos Algonquinos do leste da América do Norte para manufaturar um tipo de moeda com conchas. 

Para limpar os vôngole, as conchas devem ser cobertas com água limpa e duas colheres de sal para cada quilo e deixadas de molho por dez a 15 minutos. As conchas são retiradas da água com o auxílio de uma colher ou com as mãos e lavadas em água corrente. Em seguida, são colocadas em uma panela com água fervente. 

Vai se formar uma espuma na superfície da panela, que deve ser retirada com a escumadeira. Após cerca de cinco minutos de fervura, a maioria das conchas estará aberta. As que não abrirem estarão estragadas e deverão ser descartadas. 

É aconselhável ser comprado vivo, na concha. É altamente perecível. Imediatamente após a morte, já começa a produzir toxinas, mesmo que não esteja degradado. É preciso tomar cuidado na hora da compra. Se o produto estiver com cheiro de ovo, enxofre ou amônia não deve ser adquirido. 

A cor, no entanto, pode variar. Ela pode ser mais escura ou mais amarelada, e isso é normal. Se congelado dura cerca de três meses. É rico em vitaminas do complexo B e em minerais como zinco, cálcio, fósforo, flúor, cobre, iodo, magnésio e potássio. Apesar de ser rico em colesterol, é pobre em gorduras saturadas e tem apenas 75 calorias por 100 gramas.


Este conteúdo faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da Apostila Propriedades dos Alimentos II.

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Propriedade dos Alimentos”. Na visão do Chef, conhecer as propriedades dos alimentos é de grande importância para que a preparação dos mesmos seja realizada da melhor forma. 

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila você vai encontrar as propriedades de alimentos como carnes, frutas, temperos, azeites, vinagres, verduras, frutas, peixes, castanhas, condimentos, laticínios, cereais, ervas aromáticas, sendo propriedades como nutrientes, processos de fabricação, origem, variedades, e muito mais, de produtos como o polvo, champignon, bottarga, pignoli, funghi, mexilhões, aliche, vôngole, escargots, zimbro, foiegrass, fambroesa, mirtilo, avelã, tâmara, codorna, algas, e muito mais.

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre as propriedades de diversos alimentos, desde os simples até os mais complexos. Seja para você que deseja aprender mais, para cozinhar melhor para seus amigos e família, ou para você que deseja se profissionalizar, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Vinhos;  
Propriedades dos Alimentos I, e
Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também



Nenhum comentário:

Postar um comentário