sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Lasanha de Queijo com Brócolis

INGREDIENTES

½ embalagem de massa para lasanha
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 talos de alho-poró fatiados
3 xícaras (chá) de brócolis cozido e picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras (chá) de ricota amassada
1 cebola pequena picada
3 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de farinha de trigo tradicional
4 xícaras (chá) de leite
Sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho-poró até murchar. Acrescente o brócolis picado e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve. Tempere a ricota amassada com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Molho: refogue a cebola na margarina até ficar transparente, polvilhe a farinha por cima e mexa. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre, até engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Montagem: em um refratário médio, espalhe uma concha do molho branco, coloque uma camada de massa. Por cima, espalhe um pouco do refogado de brócolis e alho-poró, salpique com ricota e molho branco. Repita essa operação até acabarem os ingredientes. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente, preaquecido, por cerca de 15 minutos. Retire o papel e leve novamente ao forno para gratinar. Sirva em seguida.

HISTÓRICO DO PRATO

De origem italiana, a ricota é produzida a partir do soro de leite de vaca. Quando se faz o queijo, o leite deve ser antes coagulado, separando a parte sólida (massa para fazer queijo) da líquida (soro). Nessa separação, a parte líquida ainda contém um pouco de sólido, que pode ser recuperado. Para isso, ferve-se o soro e a parte sólida (pequenos pedaços brancos) vem à superfície. Em seguida, essa mistura é coada, resultando num produto mole, esbranquiçado, que nada mais é do que a ricota.
Uma ricota de boa qualidade deve ser firme, mas jamais sólida, e não deve esfarelar (a verdadeira ricota derrete na boca). Existe ainda a ricota defumada, usada para ralar.


Este conteúdo faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da "Apostila Cardápio para Eventos".  

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual é um “Cardápio para eventos”, mas também apresenta a receita de cada uma das preparações. Esta apostila foi criada anos antes da abertura de seu primeiro restaurante, como uma visão de futuro para contratações de seu buffet. 

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila de 76 páginas você vai encontrar diversas receitas de saladas, molhos, pratos quentes, guarnições e sobremesas, as quais se fossem aqui discriminadas, como foi feito nas demais apostilas, não haveria espaço suficiente, pois o conteúdo é bastante amplo.

Apesar do conteúdo ser amplo, a apostila está dividida em Cardápio I, Cardápio II, Cardápio III, Cardápio IV, Cardápio V, sendo que cada cardápio traz 07 tipos de saladas; 03 tipos de molhos; 6 tipos de pratos quentes; 05 tipos de guarnições e 04 tipos de sobremesas, presentes em um sumário bem organizado, com a página de cada uma das receitas apresentadas, sendo ideal, tanto para donas de casa que desejam ter um cardápio variado, quanto para donos e chefs de cozinha que procuram variar cada vez mais o cardápio de seus restaurantes.

Além disso, cada receita traz o histórico do prato, para que você não apenas aprenda a cozinhar ou tenha a seu dispor grande número de receitas para elaborar seu cardápio, mas também amplie sua cultura gastronômica.

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre gastronomia. Seja para você que deseja aprender mais para cozinhar para sua família e amigos, ou para você que deseja se profissionalizar, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também 


Gostou? Então deixe o seu

 Comentário abaixo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário