sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Raviole de Queijo na Manteiga

INGREDIENTES

Massa: 500 gramas de trigo
½ xícara (chá) de água
4 ovos  
Sal
Recheio: Queijo mussarela ralado
Leite
Orégano
Molho: 2 colheres de manteiga sem sal
2 fatias de presunto cortado em quadradinhos
1 colher (sopa) creme de leite
1 colher (sopa) de salsinha
Queijo parmesão ralado a vontade

MODO DE PREPARO

Massa: despejar na mesa os ingredientes indicados e amasse muito bem. Abra com o rolo duas folhas de massa de mesmo tamanho. Coloque o recheio. Pincele ovo em volta de cada porção de recheio. Coloque a outra folha de massa e aperte os espaços entre os raviólis. Corte com o cortador. Recheio: Rale o queijo e misture-o com leite até formar uma massa manipulável. Tempere com orégano. Em outra panela derreta a manteiga e adicione a salsinha, o presunto e o creme de leite. Disponha sobre o ravióli. Por fim junte o queijo ralado e sirva.

HISTÓRICO DO PRATO

A manteiga é a nata do leite batida até se transformar numa emulsão. Suas origens são antiquíssimas, datando seguramente da pré-história. Produto resultante da batedura do creme de leite fresco ou fermentado pela adição de fermento lático selecionado, ao qual se incorpore ou não sal a manteiga é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água e resíduos de lactose e de butirina, a proteína do leite. Constitui-se como um alimento muito gordo, rico em gorduras saturadas, colesterol e calorias. Existem vários tipos de manteiga, mas podem distinguir-se basicamente dois: Manteiga ácida: antes da acidificação da nata; Manteiga doce: depois da acidificação da nata (método tradicional). Pode juntar-se sal ou não, obtendo manteiga salgada ou doce segundo o caso (a salgada conserva-se melhor). Pode elaborar-se a partir do leite de muitos animais, sendo os mais habituais no mundo ocidental a ovelha, a vaca e a cabra.


Este conteúdo faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da "Apostila Cardápio para Eventos".  

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual é um “Cardápio para eventos”, mas também apresenta a receita de cada uma das preparações. Esta apostila foi criada anos antes da abertura de seu primeiro restaurante, como uma visão de futuro para contratações de seu buffet. 

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila de 76 páginas você vai encontrar diversas receitas de saladas, molhos, pratos quentes, guarnições e sobremesas, as quais se fossem aqui discriminadas, como foi feito nas demais apostilas, não haveria espaço suficiente, pois o conteúdo é bastante amplo.

Apesar do conteúdo ser amplo, a apostila está dividida em Cardápio I, Cardápio II, Cardápio III, Cardápio IV, Cardápio V, sendo que cada cardápio traz 07 tipos de saladas; 03 tipos de molhos; 6 tipos de pratos quentes; 05 tipos de guarnições e 04 tipos de sobremesas, presentes em um sumário bem organizado, com a página de cada uma das receitas apresentadas, sendo ideal, tanto para donas de casa que desejam ter um cardápio variado, quanto para donos e chefs de cozinha que procuram variar cada vez mais o cardápio de seus restaurantes.

Além disso, cada receita traz o histórico do prato, para que você não apenas aprenda a cozinhar ou tenha a seu dispor grande número de receitas para elaborar seu cardápio, mas também amplie sua cultura gastronômica.

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre gastronomia. Seja para você que deseja aprender mais para cozinhar para sua família e amigos, ou para você que deseja se profissionalizar, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também 


Gostou? Então deixe o seu

 Comentário abaixo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário